Como é o tratamento conservador da escoliose com método conservador?

Atualizado: Fev 9

O tratamento da Escoliose é um tratamento de longo prazo e requer conhecimento clínico bem fundamentado, dedicação do paciente e principalmente o apoio da família.

Consiste em uma série de ações organizadas e sistematizadas que são adequadas ao quadro clínico de cada paciente.


Após uma avaliação minuciosa e coleta de dados, o fisioterapeuta fará um planejamento e irá dividir suas ações em:


1- Educação do paciente e da família sobre a patologia e sobre o tratamento, a fim de aumentar o laço terapêutico, confiança e engajamento ao longo do caminho;


2- Trabalho no ambiente clínico onde o profissional irá propor exercícios específicos para correção e melhor alinhamento postural do paciente;


3- Prescrição e orientação de exercícios domiciliares diários, que serão realizados pelo paciente, com supervisão dos membros da família, envolvidos no processo de tratamento.

Todas as etapas contribuem para que haja melhor fixação das informações aprendidas no ambiente clínico, reforçando o aprendizado motor e um melhor alinhamento postural do paciente em seu dia a dia.


O fisioterapeuta também discutirá o caso do paciente junto a outros profissionais como médicos, ortesistas e muitas vezes, um psicólogo. Tudo de forma multidisciplinar, para convergirem ideias e realizarem a melhor tomada de decisão visando o melhor tratamento para o paciente.


O membros de nossa Sociedade são especialistas no tratamento da escoliose. Entre em contato com o profissional mais próximo a você e agende uma avaliação.







Conteúdo Autoral desenvolvido pelo

Dr. Douglas dos Santos Pinto

82 visualizações
DÚVIDAS FREQUENTES

O “Tratando Escoliose” tem como objetivo compartilhar informações de cunho clínico e cientificamente comprovadas a respeito da escoliose e seu tratamento. Além disso, disponibilizamos uma lista de profissionais qualificados, com certificações oficiais e seus contatos.

FALE CONOSCO
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
Agência Portátil ©2019 Sociedade Sul-Americana de Fisioterapia - Especializada em Escoliose. Todos os direitos reservados.