top of page

Variações Posturais


Na maior parte do tempo não percebemos o quão desalinhados ficamos, seja sentado no trabalho/escola, em pé na fila do supermercado ou até mesmo deitados no sofá nos momentos de lazer. A dificuldade de percepção desses desalinhamentos e a sua permanência por longos períodos têm relação direta com a saúde da nossa coluna e corpo em geral. Sendo importante ressaltar, que nem sempre a postura mais confortável, é a melhor para nosso corpo se mantivermos nela por muito tempo. Por isso, nosso cérebro sempre procura estratégias pra reduzir o gasto energético e aliviar as dores, e de forma inconsciente, vamos mudando nossa postura ao longo do dia.

A variação de postura é um processo natural e diariamente vivenciado, porém pessoas com escoliose precisam ficar mais atentas. Existe uma relação direta entre postura e escoliose. Uma postura que corrige os desvios da coluna com escoliose idiopática, promove ativação muscular equilibrada e reduz cargas gravitacionais assimétricas, que por sua vez, ajuda na desaceleração na progressão da escoliose.

Todos nós temos uma postura habitual (aquela forma confortável, mas que pode ser desalinhada), e quando falamos especificamente de pacientes com escoliose, precisamos trabalhar para transforma-la em postura consciente (com alinhamento e auto correção). Isso ocorre através de um processo gradual, com exercícios e feedbacks (visuais, auditivos e proprioceptivos), criando uma postura corrigida, que deverá ser mantida e adaptada nas atividade de vida diária do paciente.

A partir da postura consciente, avaliamos diversas possibilidades de manutenção dessa correção de forma mais agradável e menos desgastante, a qual chamamos de postura relaxada.







Conteúdo Autoral desenvolvido pela

185 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page