O que significa Tratamento Conservador?



Por muitas vezes, nós, do Tratando Escoliose, falamos sobre a importância do “Tratamento Conservador".

Conversando com a mãe de uma paciente eu disse: “Nestes casos, o tratamento conservador é o mais indicado".

A mãe surpresa disse: "Mas você não está me falando que seu método é inovador e revolucionário? Como você fala agora em tratamento conservador?” Pais e pacientes que acabam de detectar e diagnosticar a escoliose idiopática se vêem perdidos em meio a tantas informações apontando para vários caminhos. Além das pesquisas pela internet, que nos enchem de dúvidas, os profissionais da área da saúde não têm um consenso quando o assunto é escoliose idiopática. Por exemplo, há um consenso sobre os malefícios de ser fumante, suas consequências para todo o corpo e uma única frase em alto e bom som ressoados por todos os profissionais: Pare de fumar! Já na escoliose, podemos encontrar diferentes opiniões quanto ao tratamento se formos em mais de um médico ortopedista e fisioterapeuta, como: "Que tipo de colete usar? O que fazer para não progredir? e etc". Nossa sugestão é pesquisar sobre a formação do profissional, ter empatia por ele e ter a certeza de que se trata de um profissional atualizado e que segue as evidências científicas para indicar e conduzir o tratamento. Quanto ao termo “tratamento conservador" significa que o tratamento é não invasivo, não operatório. No caso da escoliose idiopática, os pontos chave do tratamento conservador são: - O uso do colete, que depende do grau da curva para ser inserido no tratamento ou não; - E as sessões de exercícios específicos para escoliose. Os mais conhecidos e usados aqui no Brasil são o método SEAS e Schroth. Tratamento conservador é o oposto de “tratamento invasivo" ou cirúrgico, que é definido como o tratamento que invade qualquer parte interna do corpo humano. E no caso das escolioses, as cirurgias de correção da curva são chamadas de artrodese da coluna. Querem saber mais sobre o tratamento conservador? Consulte um de nossos fisioterapeutas, ou deixe sua dúvida aqui que responderemos!








Conteúdo Autoral desenvolvido pela Dra.Aline Granato Barbosa

51 visualizações
DÚVIDAS FREQUENTES

O “Tratando Escoliose” tem como objetivo compartilhar informações de cunho clínico e cientificamente comprovadas a respeito da escoliose e seu tratamento. Além disso, disponibilizamos uma lista de profissionais qualificados, com certificações oficiais e seus contatos.

FALE CONOSCO
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
Agência Portátil ©2019 Sociedade Sul-Americana de Fisioterapia - Especializada em Escoliose. Todos os direitos reservados.