Desmistificando o Tratamento da Escoliose: O Que a SOSORT Recomenda?
- Ft. Ana Flávia Lucena

- 4 de set.
- 2 min de leitura
Você sabia que natação, quiropraxia, musculação, RPG, osteopatia e pilates NÃO SÃO TRATAMENTOS ESPECÍFICOS PARA A ESCOLIOSE?
A escoliose idiopática, o tipo mais comum (80% dos casos), é uma condição tridimensional que afeta a coluna, o tórax e o tronco, causando desequilíbrios e alterações estéticas. Ela surge na infância ou adolescência, sendo mais frequente em meninas durante o estirão de crescimento.
O que as diretrizes internacionais da SOSORT (2016) indicam como tratamento não cirúrgico baseado em evidências?
De acordo com a Sociedade Internacional para o Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose, as duas principais abordagens são:
Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose (PSSE): Para curvas leves.
PSSE associados ao uso de colete: Para curvas moderadas.
Mas, o que são os PSSE?
Do inglês, Physiotherapeutic Scoliosis-Specific Exercises, os PSSE englobam 04 pilares essenciais:
Autocorreção em 3D
Treinamento em atividades de vida diária (AVDs)
Estabilização da postura corrigida
Educação do paciente
Na ABTE, preferimos o termo Reabilitação Específica para Escoliose, pois entendemos que o tratamento fisioterapêutico vai além de simples exercícios. É crucial que os PSSE sejam realizados por um profissional especializado em uma das escolas que seguem as diretrizes da SOSORT e tenham comprovação científica. O tratamento deve acontecer de forma individualizada e contínua para resultados eficazes.
E o exercício físico geral?
Embora não seja um tratamento específico, a prática regular de esportes é importantíssima para a saúde e bem-estar do paciente com escoliose. Ela proporciona suporte neuromotor, melhora da autoestima e capacidade aeróbica, especialmente durante o uso do colete. Restrições em certas atividades podem ser necessárias, devendo ser discutidas com a equipe multidisciplinar.
Outras abordagens como RPG e terapia manual:
Estudos apontam que o RPG pode trazer resultados positivos para escoliose funcional torácica, porém não há ensaios clínicos que comprovem a eficácia do RPG em escolioses idiopáticas. A eficácia da osteopatia como tratamento para escoliose leve também não foi comprovada. Terapias manuais, como mobilizações, são recomendadas apenas de forma suave e sempre associadas aos exercícios fisioterapêuticos específicos.
Conclusão:
Os Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose (ou Reabilitação Específica) são o primeiro passo no tratamento da escoliose idiopática, visando prevenir e limitar a progressão da deformidade e complementar o uso do colete. A prática esportiva, embora não trate a escoliose diretamente, é fundamental e deve fazer parte da rotina desses pacientes.
Procure sempre por um profissional especializado para cuidar de você ou de quem você ama!

Conteúdo Autoral desenvolvido pela
Ft. Ana Flávia Lucena
Referência: Negrini S, et al. SOSORT 2016 Guidelines: orthopaedic and rehabilitation treatment of idiopathic scoliosis during growth. Scoliosis and Spinal Disorders. 2018; 13:3. DOI 10.1186/s13013-017-0145-8




Comentários