top of page

Cuidado ao apreciar uma foto “antes x depois” de pacientes com Escoliose!


Quem não gostaria de mostrar e contar aos quatro cantos a evolução positiva que seu paciente teve durante todo o seu árduo tratamento? Seria como um artista expondo suas obras de arte!

Porém, é necessário cuidado ao apreciar esse tipo de foto.


Explicaremos aqui os motivos:


Individualidade – Cada ser é único: percebe, expressa e enxerga seu corpo de maneira diferente. Temos modos de aprendizagem distintos e, por incrível que pareça, mesmo que tenhamos dois pacientes com as mesmas alterações de coluna causadas pela escoliose e curvas similares em grau e direção, o tratamento será diferente. Isso porque outros fatores interferem no tratamento e consequentemente NO RESULTADO.


Expectativas – Se cada paciente é único e cada resultado também é, uma foto “antes x depois” seja ela positiva ou negativa, pode mexer com as expectativas do paciente e do familiar. Se você não souber de cada detalhe e prognóstico da sua curva, pode ser que isso gere muita ou pouca expectativa e será um problema se ela não for alcançada.


Tempo – Ao ver um “antes x depois” de sucesso você pode pensar que está finalizado o seu tratamento. Isso é um perigo, pois o tratamento da escoliose precisa ser duradouro e os resultados são alcançados em LONGO PRAZO.


Por fim e não menos importante: BEM ESTAR. O bem estar oferecido por um tratamento que promove o melhor conhecimento do corpo, aceitação e possibilidades de modificá-lo para melhor não pode ser julgado por uma fotografia. O sentimento de alguém está DENTRO e não é possível de ser visto por fora, a não ser que seja pelo sorriso estampado no rosto!








Conteúdo Autoral desenvolvido pela

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page