O que é PSSE?


Em vários dos nossos artigos e publicações nas mídias sociais, falamos sobre a sigla PSSE. Afinal, o que é PSSE? E o método Schroth, qual sua história e seus princípios? Vamos começar falando sobre PSSE. PSSE é um acrônimo para “Phyiotherapy Scoliosis-Specific Exercices”, termo em inglês que significa “Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose”. Este termo foi criado para denominar os diferentes métodos eficientes para o tratamento conservador da escoliose, reconhecidos pela SOSORT (Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose). estes métodos são reconhecidos pelo seu embasamento científico, ou seja, existem estudos científicos de elevado nível de evidência, comprovando a eficácia destas abordagens para ajudar na diminuição da progressão ou paralisação do crescimento da curva escoliótica.

Até o momento, são sete principais escolas que compõe o PSSE.

Elas têm em comum os mesmos objetivos e ferramentas para tratamento, como por exemplo, a auto-correção em três dimensões e a educação do paciente e família, desmitificando crenças e oferecendo informações fidedignas sobre a escoliose e seu tratamento. O método Schroth compõe uma dessas escolas dentro deste grupo maior chamado PSSE.

A abordagem Schroth foi desenvolvida pela alemã Katarina Schroth em 1921 e aperfeiçoada pela sua filha Christa Schroth ao longo de décadas. Katarina tinha uma escoliose moderada e insatisfeita com os recursos oferecidos para o tratamento na época, começou a “experimentar” em seu próprio corpo, exercícios respiratórios e correções posturais que acarretaram no desenvolvimento deste método. Os principais elementos que compõe o método são:

posicionamento, estabilização em três dimensões, respirações corretivas, mobilizações específicas e programa de exercícios domiciliares.

O primeiro estudo científico conduzido para analisar a eficácia do método foi feito em 1991 e publicado em 1995. Desde então, melhores e maiores estudos vêm sendo desenvolvidos e publicados para embasar a prática clínica (tratamento) e assegurar profissionais, paciente e família de que estamos aplicando um tratando confiável para o manejo conservador da escoliose. Na Alemanha, o método tornou-se a abordagem conservadora baseada em exercícios mais reconhecida para o tratamento da escoliose. A clínica da Katharina, hoje chamada de Asklepios Katharina-Schroth-Klinik, oferece tratamento intensivo para pacientes com escolioses, hipercifoses e deformidades posturais. Além disso, um grupo multidisciplinar responsável pela administração do método Schroth, oferece cursos de formação profissional, especialmente para fisioterapeutas, em todo o mundo. Portanto, procurar por bons profissionais, com certificação original dos métodos que compõe o PSSE, trará segurança na hora de decidir como será a condução do tratamento conservador da escoliose.

Conheça a relação com todos os profissionais habilitados na primeira turma de formação no método no Brasil, clicando AQUI!







Conteúdo Autoral desenvolvido pela Dra.Aline Granato Barbosa

168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo