O que é PSSE?


Em vários dos nossos artigos e publicações nas mídias sociais, falamos sobre a sigla PSSE. Afinal, o que é PSSE? E o método Schroth, qual sua história e seus princípios? Vamos começar falando sobre PSSE. PSSE é um acrônimo para “Phyiotherapy Scoliosis-Specific Exercices”, termo em inglês que significa “Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose”. Este termo foi criado para denominar os diferentes métodos eficientes para o tratamento conservador da escoliose, reconhecidos pela SOSORT (Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose). estes métodos são reconhecidos pelo seu embasamento científico, ou seja, existem estudos científicos de elevado nível de evidência, comprovando a eficácia destas abordagens para ajudar na diminuição da progressão ou paralisação do crescimento da curva escoliótica.

Até o momento, são sete principais escolas que compõe o PSSE.

Elas têm em comum os mesmos objetivos e ferramentas para tratamento, como por exemplo, a auto-correção em três dimensões e a educação do paciente e família, desmitificando crenças e oferecendo informações fidedignas sobre a escoliose e seu tratamento. O método Schroth compõe uma dessas escolas dentro deste grupo maior chamado PSSE.

A abordagem Schroth foi desenvolvida pela alemã Katarina Schroth em 1921 e aperfeiçoada pela sua filha Christa Schroth ao longo de décadas. Katarina tinha uma escoliose moderada e insatisfeita com os recursos oferecidos para o tratamento na época, começou a “experimentar” em seu próprio corpo, exercícios respiratórios e correções posturais que acarretaram no desenvolvimento deste método. Os principais elementos que compõe o método são:

posicionamento, estabilização em três dimensões, respirações corretivas, mobilizações específicas e programa de exercícios domiciliares.

O primeiro estudo científico conduzido para analisar a eficácia do método foi feito em 1991 e publicado em 1995. Desde então, melhores e maiores estudos vêm sendo desenvolvidos e publicados para embasar a prática clínica (tratamento) e assegurar profissionais, paciente e família de que estamos aplicando um tratando confiável para o manejo conservador da escoliose. Na Alemanha, o método tornou-se a abordagem conservadora baseada em exercícios mais reconhecida para o tratamento da escoliose. A clínica da Katharina, hoje chamada de Asklepios Katharina-Schroth-Klinik, oferece tratamento intensivo para pacientes com escolioses, hipercifoses e deformidades posturais. Além disso, um grupo multidisciplinar responsável pela administração do método Schroth, oferece cursos de formação profissional, especialmente para fisioterapeutas, em todo o mundo. Portanto, procurar por bons profissionais, com certificação original dos métodos que compõe o PSSE, trará segurança na hora de decidir como será a condução do tratamento conservador da escoliose.

Conheça a relação com todos os profissionais habilitados na primeira turma de formação no método no Brasil, clicando AQUI!







Conteúdo Autoral desenvolvido pela Dra.Aline Granato Barbosa

74 visualizações
DÚVIDAS FREQUENTES

O “Tratando Escoliose” tem como objetivo compartilhar informações de cunho clínico e cientificamente comprovadas a respeito da escoliose e seu tratamento. Além disso, disponibilizamos uma lista de profissionais qualificados, com certificações oficiais e seus contatos.

FALE CONOSCO
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
Agência Portátil ©2019 Sociedade Sul-Americana de Fisioterapia - Especializada em Escoliose. Todos os direitos reservados.